sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cantigas trovadorescas primeira parte.

Ai vai a primeira parte: O que é?


Foi da Provença, região situada no sul da França, que veio a nova moda poética,que consistia na composição de poemas para serem cantados.

A poesia trovadoresca em língua portuguesa estende-se num período que vai aproximadamente desde 1200 até 1350. Mais importante é saber que o Trovadorismo corresponde à primeira fase da história portuguesa ao período da formação de Portugal como reino independente. É o período literário que reúne basicamente os poemas feitos pelos trovadores para serem cantados em feiras, festas e nos castelos durante os últimos séculos da Idade Média. É contemporâneo às lutas pela independência e ao surgimento do Estado português e à dinastia de Borgonha, subdivide-se em quatro categorias: cantigas de amigo, cantigas de amor, cantigas de escárnio e maldizer.

Chegaram até nós três coletâneas de poesias: o Cancioneiro da Vaticana, o Cancioneiro da Biblioteca Nacional e o Cancioneiro da Ajuda, todos eles contendo composições que vão do século XII ao século XIV. Os trovadores mais famosos foram o rei Afonso X de Castela e o rei D. Dinis de Portugal.

As cantigas trovadorescas abrangem, portanto uns 150 anos, que correspondem aos inícios da história literária da nossa língua. Compreende um total de aproximadamente 2100 composições, das quais umas 1680 são de carácer profano e 420 de carácer religioso. Foram compostas por uns 160 autores.


Primeira parte do trabalho cantigas trovadorescas.


By мαяι ツ


Nenhum comentário:

Postar um comentário