sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cantigas Trovadorescas terceira parte

Terceira parte é:

Cantigas Líricas


Se dividem em dois:

1. Cantigas de Amigo - narrada por uma mulher, que, com saudade ou falta do namorado ou amante, que foi pra guerra (ou não pode estar com ela), se lamenta sozinha ou para elementos da natureza. Segundo Segismundo Spina,entretanto, a cantiga frisa a ingenuidade da mulher. A palavra bem aparece em cantigas de amigo com a significação de “pessoa muito querida, muita amada”, meu bem. As cantigas de amigo, mais simples e populares, manifestam uma maior liberdade tanto nas atitudes amorosas, quanto na própria linguagem.



Ai flores, ai flores do verde pinho
se sabedes novas do meu amigo,
ai deus, e u é?

Ai flores, ai flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado,
ai deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amigo,
aquele que mentiu do que pôs comigo,
ai deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amado,
aquele que mentiu do que me há jurado
ai deus, e u é?

2. Cantiga de Amor - é narrada por um homem que tem um amor não correspondido (geralmente casada, de classe social mais elevada ou com alguma mulher da realeza), que se trata como um vassalo de sua amada, como um criado. Aparecem postas em boca do homem namorado, que se dirige à sua amada ou fala dela. É um amor submetido a regras - as regras do amor cortês -, que prescreviam a discrição e a mesura na referência a esse amor oculto, preservando a identidade da dama, cujo único retrato físico de que se dispõe é a sua beleza abstrata. O amor é uma paixão inata que tem sua origem na percepção da beleza do outro sexo e da obsessão por esta beleza, pela qual se deseja, sobre todas as coisas, possuir os abraços do outro.

A dona que eu am'e tenho por Senhor
amostrade-me-a Deus, se vos en prazer for,
se non dade-me-a morte.
A que tenh'eu por lume d'estes olhos meus
e porque choran sempr(e) amostrade-me-a Deus,
se non dade-me-a morte.
Essa que Vós fezestes melhor parecer
de quantas sei, a Deus, fazede-me-a veer,
se non dade-me-a morte.
A Deus, que me-a fizestes mais amar,
mostrade-me-a algo possa con ela falar,
se non dade-me-a morte."


By мαяι ツ



Nenhum comentário:

Postar um comentário